O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o diretor da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs), desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, e membros da Diretoria da Escola receberam na quarta-feira, 22/5, comitiva da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) liderada pelo vice-reitor da instituição, professor Dalton Caldeira Rocha. Acompanharam o vice-reitor os professores Giancarlo Marques Carraro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), Elton Dias Xavier e Gilmar Ribeiro dos Santos.
Na pauta do encontro, esteve o convênio entre a Emajs e a Unimontes para realização de curso de doutorado interdisciplinar na área de desenvolvimento social, possibilitando novas oportunidades de formação a associados, associadas, familiares e interessados no tema. O curso está em fase final de elaboração, para início no segundo semestre. O PPGDS da Unimontes possui conceito 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O presidente da Amagis agradeceu a visita e afirmou que, ao estar próxima da academia, a Magistratura colhe inúmeros benefícios que se refletem na qualidade e na eficiência da justiça. “A Unimontes sempre teve o cuidado de possuir em seu corpo docente colegas da Magistratura, o que proporciona o estreitamento dos laços entre a academia e os operadores do direito. Os magistrados podem contribuir com suas vivências e desafios cotidianos, enriquecendo o debate acadêmico com perspectivas práticas. Por outro lado, os acadêmicos podem introduzir novas abordagens e insights que podem transformar a prática judiciária. Essa sinergia é essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras e mais justas para os problemas enfrentados pela sociedade”, disse Luiz Carlos.
De acordo com o desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, com a realização do curso de doutorado em parceria com a Unimontes, a Emajs busca ampliar a interlocução do Judiciário com instituições acadêmicas. “A academia oferece um ambiente propício para o aprofundamento teórico e metodológico, elementos essenciais para operadores do direito. Essa formação contínua garante que os magistrados estejam atualizados com as mais recentes teorias e práticas jurídicas, além de desenvolver uma visão mais ampla e crítica sobre as questões sociais que afetam suas decisões”, ressaltou o desembargador.
Para o desembargador Bruno Terra Dias, que já integrou o corpo docente da Unimontes, o magistério é também uma forma de o juiz prestar contas à sociedade e retribuir o que foi dado a ele levando ao campo acadêmico a diversidade e a extensão do direito. Segundo o desembargador, o convênio com a universidade é um marco importante para a Emajs e a Magistratura mineira. “O estreitamento desse relacionamento trará efeitos perenes para os dois lados. A Unimontes está proporcionando um retorno social da sua existência e permitindo que a Amagis pratique o mesmo retorno para que os juízes tenham melhor cognição não apenas do direito, mas do mundo”, observou Bruno Terra Dias.
Na avaliação do diretor-executivo da Emajs, juiz Richardson Xavier Brant, o curso de doutorado é mais uma oportunidade de superar a distância entre a academia e aqueles que estão na ponta, distribuindo justiça. “A atuação judicial não se limita ao conhecimento jurídico; questões sociais, econômicas, psicológicas, entre outras, frequentemente permeiam os casos judiciais. Um curso interdisciplinar, como o proposto pela Emajs e Unimontes, enriquece o saber jurídico e contribui para uma justiça mais holística e sensível às complexidades humanas. Portanto, a oportunidade de trazer o PPGDS para nossa escola é um feito extraordinário. Tenho certeza de que essa parceria dará muitos frutos”, afirmou o magistrado.
O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, assim como os demais professores da universidade presentes ao encontro, agradeceu a Amagis pela confiança depositada no ensino oferecido pela universidade. “Nossos professores estão muito bem-preparados para encontrar soluções que a sociedade precisa. E essa aproximação com o Judiciário é muito importante porque são duas instituições que têm papel preponderante em nossa sociedade. Por tudo isso, tenho certeza de que os frutos desse projeto causarão um impacto positivo na vida das pessoas e serão um grande exemplo não só para Minas Gerais, mas para o Brasil”, disse o vice-reitor.
O coordenador do PPGDS da Unimontes, professor Giancarlo Marques Carraro, afirmou que a confiança da Associação no PPGDS engrandece a instituição de ensino. “Com essa parceria, estamos rompendo barreiras e incentivando a produção dialógica do conhecimento. O PPGDS está de portas abertas à Magistratura mineira somar esforços”, destacou.
Participaram também da reunião o coordenador Acadêmico-Geral da Emajs e ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, o presidente da Associação Educacional mantenedora da Emajs, desembargador José Antonino Baía Borges, e o integrante da equipe técnica da Escola Ulderson Geraldo Silva.
Comments